quinta-feira, 23 de junho de 2011

Seminário sobre tráfico de pessoas acontecerá de 24 à 26 de junho no Hangar.

Intensificar as ações de prevenção e enfretamento ao tráfico de pessoas no Pará é o objetivo principal do “Seminário de Tráfico de Pessoas” que acontece a partir desta sexta-feira (24) e vai até domingo (26), no auditório do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

O público alvo do evento que deve reunir cerca de 300 pessoas é composto por secretarias de assistência social, saúde, educação, turismo, conselhos de direito, assistentes sociais, professores, lideranças comunitárias, comunidades eclesiais de base e estudantes.

Na abertura do seminário, na sexta-feira (24), a atriz Dira Paes já confirmou presença. E, existe a expectativa de outras participações especiais, como a atriz Letícia Sabatella, Camila Pitanga, Salete Hallach, o ator e poeta Eduardo Tornaghi, padre Ricardo Rezende, e os membros do Movimento Humanos Direitos.  

“Nós como sociedade civil temos que trabalhar o eixo da prevenção. É necessário qualificar o atendimento e a responsabilização das redes de exploração. No evento vamos gerar uma carta com esses debates”, explica irmã Henriqueta Cavalcante, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Os interessados em participar do seminário devem entrar em contato com a Comissão de Justiça e Paz da CNBB, no telefone (91) 3246-8666 ou no email: seminariotrafico@hotmail.com

Veja abaixo a programação completa do evento:

Sexta-feira (24/06/2011)
09h – Cerimônia de Abertura com Dom José Luiz Azcona
10h – Mesa1: Tráfico de Pessoas na Amazônia – Realidade e Desafios
Palestrante: Eliceli Costa Abdoral – Advogada da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos 
14h – Mesa2: O enfrentamento do Tráfico de Pessoas – Políticas e Plano Nacional e Ações Estaduais
Palestrantes: Dr. Ricardo Lins – Coordenador Nacional de Enfrentamento do Tráfico/ Secretaria Nacional de Justiça. José Acreano Júnior – Secretário Estadual da Secretária de Justiça e Direitos Humanos

Sábado (25/06/2011)
08h – Mesa3: Plano Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas – Eixo Prevenção
Palestrante: Maysa Gomes – Psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Violência do Município e Coordenadora de Referência Técnica de Acidentes e Violência. 
10h30 – Mesa4: Plano Nacional de Enfrentamento de Tráfico de Pessoas – Eixo Atenção à vítima
Palestrante: Lauro Francisco Freitas da Silva Júnior – Promotor de Justiça de Abaetetuba
14h – Mesa5: Plano Nacional de Enfrentamento de Tráfico de Pessoas – Eixo Responsabilização
Palestrantes: Alan Mansur – Procurador da República. Christiane Lobato – Delegacia de Atendimento Especializada (Data), e representante da Policia Federal, Policia Militar e Ministério Público do Estado (MPE).
16h30 – Oficinas de Compromisso entre Sociedade Civil e Poder Público

Domingo (26/06/2011)
09h – Apresentação, debate a aprovação da Carta do Seminário

Texto: Isa Arnour

Nenhum comentário:

Postar um comentário